uma relação de confiança

 
 
Formação Inter-Empresas
 
Aposte no seu desenvolvimento profissional. Consulte o nosso catálogo de formação direccionado para as necessidades mais específicas e competitivas do mercado angolano.
 
Objectivos
Legislação Angolana no âmbito da SST
     
Destinatários
Profissionais que desenvolvem as suas actividades no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho com especial relevo para os que possuem a responsabilidade pela implementação e cumprimento das obrigações legais neste âmbito.
     
Conteúdo programático
Conteúdo Programático Enquadramento Legal no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho Agentes Intervenientes (Estado, Empresas, Trabalhadores) Responsabilidades, Deveres e Direitos dos Agentes Intervenientes Estudo de Caso
     
Duração
21 horas (3 dias)
     
Datas
De 3 de Agosto a 5 de Agosto de 2015
Objectivos
Preparação para Habilitação Eléctrica - Não Electricistas
     
Destinatários
A acção de formação destina-se a pessoal não electricista que execute trabalhos em áreas de risco eléctrico.
     
Conteúdo programático
Regulamentação eléctrica.
Electricidade: conceitos gerais.
Riscos associados à Electricidade.
Domínios e zonas de risco eléctrico.
Habilitação eléctrica.
Documentos aplicáveis.
Meios de protecção.
Riscos associados à utilização de materiais e ferramentas.
Como agir em caso de incêndio ou acidente na proximidade de instalações eléctricas.
     
Duração
14 horas (2 dias)
     
Datas
De 6 de Agosto a 7 de Agosto de 2015
Objectivos
ATEX - Nível I
     
Destinatários
Técnicos de manutenção, eletricista ou não, diretamente empregados ou contratados (projecto, manutenção, resolução de problemas ...), qualquer pessoa que exerça actividade dentro da área de ATEX ou em equipamento ATEX.
     
Conteúdo programático
Áreas perigosas - Mecanismo de explosão Definição de zonas ATEX
 - Zonas diferentes
 - Sinalização e aviso Equipamentos em áreas de risco
 - Meios de proteção de equipamentos Regras a cumprir em áreas ATEX
 - Normas gerais
 - Intervenções
     
Duração
7 horas (1 dia)
     
Datas
8 de Agosto de 2015
Objectivos
Sistemas de Gestão da Segurança
     
Destinatários
Responsáveis pela gestão da Segurança e Saúde no Trabalho numa empresa, e em particular de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST).
     
Conteúdo programático
Introdução à Segurança Saúde no Trabalho (SST) Sistema de Gestão da SST (Referenciais) Fundamentos do SGSST
Elementos do SGSST Integração dos Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST) Certificação dos SGSST
Estudos de Casos
     
Duração
21 horas (3 dias)
     
Datas
De 13 de Agosto a 15 de Agosto de 2015
Objectivos
Investigação e Análise de Acidentes
     
Destinatários
Profissionais que desenvolvem as suas actividades no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho em particular os que têm como funções proceder à investigação e análise de acidentes de trabalho.
     
Conteúdo programático
Incidentes e Acidentes - Conceitos Conceito de Acidente de Trabalho e de Doença Profissional Registo de Acidentes de Trabalho Análise de Acidentes de Trabalho - Metodologias de Análise Índices de Sinistralidade Análise Estatística Estudo de caso Conclusões
     
Duração
14 horas (2 dias)
     
Datas
De 11 de Agosto a 12 de Agosto de 2015
Objectivos
Metrologia Geral
     
Destinatários
Consultores e auditores na área da qualidade. Gestores da qualidade. Responsáveis de laboratórios e técnicos de laboratórios.
     
Conteúdo programático
Definição de Metrologia. História da Metrologia. Sistema da Qualidade. Subsistema Nacional de Metrologia. Conceito de Metrologia. Domínios de actividade. Metrologia científica ou fundamental. Metrologia industrial ou aplicada. Metrologia legal. Sistemas de unidades. Unidades de base do SI. Unidades derivadas do SI; Conceitos de Padrões e cadeias hierarquizadas. Rastreabilidade; VIM (2008) algumas definições; Gestão de Equipamento EIME (Norma NP 10012). Recepção. Identificação. Ficha de equipamento; Conceito de confirmação metrológica. Métodos de revisão dos intervalos de confirmação. Períodos iniciais de calibração (Directiva CNQ 4/99). Critérios de aceitação; Certificados de calibração. Requisitos de conteúdos de certificados de calibração para laboratórios acreditados; Características dos instrumentos de medição.
     
Duração
18 horas (3 dias)
     
Datas
De 7 de Setembro a 9 de Setembro de 2015
Objectivos
Análise e Aceitação de Certificados
     
Destinatários
Responsáveis técnicos e técnicos com responsabilidade na gestão de equipamentos.
     
Conteúdo programático
NP EN ISO IEC 17025: conteúdos obrigatórios num certificado; Conceito de rastreabilidade; Conceito de erro, incerteza e deriva; Critérios de aceitação/ Tolerâncias; Aceitação de certificados de calibração e relatórios de ensaio (exercícios práticos); Periodicidades de calibração, baseados no histórico das calibrações
     
Duração
12 horas (2 dias)
     
Datas
De 10 de Setembro a 11 de Setembro de 2015
Objectivos
Medidas de Auto-Protecção - Prevenção e Actuação em Emergência
     
Destinatários
Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança e Higiene do Trabalho, bem como outros técnicos com responsabilidades ao nível da coordenação de segurança em situações de emergência.
     
Conteúdo programático
Decreto Presidencial 195/11, de 8 de Julho orientado para as Medidas de Autoprotecção: - Responsável Segurança; - Utilizações-tipo; - Categorias de Risco; - Locais de risco; - Critério para a determinação da densidade de carga de incêndio modificada; - Registos de Segurança; - Procedimentos de Prevenção e Plano de Prevenção; - Plantas de Prevenção; - Procedimentos de Emergência e Plano de Emergência Interno; - Plantas de Emergência; - Acções de Formação e Simulacros.
     
Duração
28 horas (4 dias)
     
Datas
De 20 de Outubro a 23 de Outubro de 2015
Objectivos
Medidas Passivas e Activas de SCI
     
Destinatários
Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança e Higiene do Trabalho, bem como outros técnicos com responsabilidades ao nível da coordenação de segurança em situações de emergência
     
Conteúdo programático
Decreto Presidencial 195/11, de 08 Julho orientada para as Medidas Passivas e Activas: - Comportamento ao Fogo, Isolamento e Protecção; - Classes de reacção ao fogo para produtos de construção; - Classes de resistência ao fogo para produtos de construção - Equivalência entre as especificações do LNEC e as Euroclasses; - Condições de Evacuação; - Cálculo do efectivo; - Evacuação dos locais; - Vias horizontais de evacuação; - Vias verticais de evacuação; - Equipamentos e Sistemas de Segurança; - Sinalização e iluminação de emergência; - Sistemas de detecção de incêndio; - Sistemas de controlo de fumo; - Meios de intervenção e princípios básico de extinção; - Sistemas automáticos de extinção de incêndio; - Sistemas de controlo de poluição de ar; - Instalações Técnicas; - Instalações de energia eléctrica; - Instalações de aquecimento; - Instalações de confecção e conservação de alimentos; - Evacuação de efluentes de combustão; - Ventilação e condicionamento de ar; - Ascensores; - Líquidos e gases combustíveis; - Elementos de Projecto Exigidos; - Fichas de Segurança.
     
Duração
28 horas (4 dias)
     
Datas
De 26 de Outubro a 29 de Outubro de 2015